Gutemberg Maciel

Artigos, contos e versos...

Textos

Bom Dia Flor do Dia!
Convertidos e Convertidas ao Senhor Jesus Cristo, “Vasos de Barro, Templo de Deus”.
Nesta 4ª Feira da 19ª Semana do TC e 3ª do Saltério a Igreja, plena do Espírito Santo, memoriza Santa Dulce Lopes  Pontes, virgem -Santa Dulce dos Pobres-; e pelas Leituras; nos leva a compreender o significado de: “POBREZA VOLUNTÁRIA, SINAL DO REINO”, nos alertando:
Que nunca mais surgiu um profeta como Moisés, que viu o Senhor face a face. O Senhor se desvendava para ele, assim com se desvendou perante Elias...;
Que bendito seja o Senhor nosso Deus, que nos escuta e nos socorre a cada pedido de socorro...;
Que para requerer ao Senhor, o façamos numa identidade, ficaremos mais forte e agradaremos ao Senhor, e seremos satisfeitos com a satisfação... Reflitemos!
*A memória de Santa Dulce — marcada pela entrega aos necessitados e pela “pobreza voluntária” — coloca em destaque a dimensão prática da fé: a opção por viver com simplicidade, desprendimento e serviço. Essa “pobreza” não é miséria, mas liberdade interior diante dos bens, como sinal visível do Reino de Deus, onde a verdadeira riqueza é o amor e a comunhão. Já o exemplo de Moisés e Elias, contém a menção de que “nunca mais surgiu um profeta como Moisés, que viu o Senhor face a face” evoca a intimidade e obediência daqueles que são chamados e enviados por Deus. Moisés e Elias são figuras de autoridade profética, homens que ouviram a voz de Deus e conduziram o povo. A aproximação entre eles e a missão do cristão sugere que cada convertido é chamado a cultivar uma relação viva com Deus, de escuta e fidelidade, para ser sinal de Sua presença no mundo...
Introdução aos Mistério Celebrado: Irmãos e Irmãs agora na alegria de estarmos plenos do Espírito da Verdade, vamos entregar o nosso viver a Ele, com fé para que Ele viva em nós e nós tenhamos um viver Nele...
Coleta: Ó Deus de misericórdia, que concedestes a santa Dulce o dom de socorrer os necessitados nas suas enfermidades, dai-nos, por seu exemplo, o espírito d pobreza e a graça de vos servir com solicitude nos irmãos sofredores. Por nosso senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém!
Gente vários ícones da Igreja nos é memorizado nas pessoas de Santa Dulce dos pobres para que tenhamos oportunidade de fazer espelhar no nosso viver o viver dela, e termos a oportunidade de externar no nosso viver os valores que preencheram o seu viver... Reflitemos!
gutapires
Enviado por gutapires em 13/08/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras