Gutemberg Maciel

Artigos, contos e versos...

Textos

Bom Dia Flor do Dia!
Embaixadores e Embaixadoras do meu Senhor nosso Deus, “Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus”

Neste Sábado da 20ª Semana do Tempo Comum, 4ª do Saltério, a Igreja festeja Santa Rosa de Lima, virgem. Padroeira da América Latina; e em MFac. a Santa Maria no Sábado; e pelas Leituras nos leva a meditar sobre: “A PALAVRA DE CRISTO, SINAL DE DIVISÃO.”, nos alertando:

Que o dizer:  “Fui eu que vos desposei a Cristo” é afirmar que, pela evangelização e pelo ministério apostólico, fomos introduzidos numa relação nupcial com o Senhor, chamada a ser vivida em fidelidade, pureza e amor até as núpcias eternas no Céu...;

Que nós jovens e moças, anciãos e criancinhas, bendigamos e louvemos o Nome do Senhor, todos...;

Que quando encontramos o Tesouro da nossa vida, nos livramos de toda impureza do mundo para nos revestirmos da pureza divina nos tornando luz... Reflitemos!

Conclusão: A relação nupcial com Cristo:  “Fui eu que vos desposei a Cristo” — é uma expressão inspirada em São Paulo (cf. 2Cor 11,2), que entende a vida cristã como um responsório entre Cristo e a comunidade dos fiéis. Religiosamente, essa metáfora aponta para a aliança de amor e fidelidade que Deus estabelece com o seu povo; Cristo, o Esposo, entrega-se por amor à Igreja, como Esposa, é chamada a corresponder em fidelidade, pureza e amor, e esse matrimônio espiritual se concretiza já na vida terrena, mas tem sua plenitude nas “núpcias eternas”; e a fé, a qual não é vivida isoladamente, mas em comunhão, na Igreja, como corpo unido que glorifica a Deus; O texto: A purificação e o verdadeiro tesouro afirma: “quando encontramos o Tesouro da nossa vida, nos livramos de toda impureza do mundo para nos revestirmos da pureza divina”. Essa frase ressoa diretamente a parábola do “tesouro escondido” (cf. Mt 13,44). O tesouro é Cristo, centro da vida...
Introdução aos Mistério Celebrado: Irmãos e Irmãs agora na alegria de estarmos plenos do Espírito da Verdade, busquemos consolidar a nossa fé na confiança, alicerçando a nossa relação nupcial com o Senhor, quando chamados a viver uma fidelidade plena a partir do nosso batismo...
Coleta: Ó Deus, inspiraste Santa Rosa de Lima, inflamada por vosso amor, a deixar as coisas do mundo e dedicar-se inteiramente a vós, em austera penitência; concedei-nos, por sua intercessão, seguir na terra os vossos caminhos e saborear no céu as alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém!
Gente hoje nos é lembrados dois ícones da Igreja nas pessoas da virgem Santa Rosa de Lima e em MFac. a Santa Maria no Sábado, para que, recordando os seus viver, vamos de acordo com os seus sentimentos... Reflitemos!
gutapires
Enviado por gutapires em 23/08/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras